FALAR MAIS AJUDA NA GAGUEIRA?

Por Guilherme Otávio

Em 03-03-2021

 Embora não possa ser curada na idade adulta, existem diversas técnicas para controlar a gagueira e ficar mais confortável nas conversas do dia a dia

A gagueira é um distúrbio da fala de tanto de origem inata como resultante de lesões neurológicas que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, ou seja, 5% da população. E, embora não possa ser curada após a idade adulta, ela pode ser controlada e tratada com fonoaudiologia.
Controlar a gagueira requer prática – ou seja, você terá de falar cada vez mais para superar o distúrbio.
“Inicialmente, é realizada uma avaliação para caracterizar a fluência do paciente e depois é traçado um planejamento terapêutico individual”, explica Tatiane Cristina Gonçalves, fonoaudióloga graduada pela Universidade de Ribeirão Preto e especialista em linguagem.
Dentre os vários tratamentos para a gagueira, segundo Tatiane, estão exercícios de respiração, de coordenação entre respiração e fala, articulação e emissão suave da fala. Mas os esforços não param nas sessões de fonoaudiologia.
Fora do consultório, existem outras abordagens e técnicas que você pode colocar em prática para controlar o distúrbio da fala. Afinal, existem diversos fatores que podem desencadear o problema, como a autoconfiança.
“Muitas pessoas apresentam gagueira por temerem o julgamento, temerem o que estão falando dela. Aí, quando perdem o equilíbrio emocional, elas gaguejam”, exemplifica Junior Fernandez, analista comportamental e um dos fundadores da escola de oratória Vox2you, considerada, hoje, a maior rede de escolas de oratória da América Latina. Esse aspecto emocional, segundo ele, é tão importante quanto o aspecto clínico do problema, tornando fundamental o desenvolvimento da confiança.

Luiz Portal

Luiz Portal, sócio e diretor da Vox2You. Foto: Letícia Coqueiro.

A franqueada Vox2you aqui de Goiânia também está preparada para atender qualquer pessoa que chegar com esse distúrbio. “Gustavo Henrique, 23 anos, empresário no seguimento de energia solar é uma dessas pessoas e buscou ajuda em nossa escola especializada em comunicação. A Vox2you é a maior escola de oratória da América Latina e foi aqui que ele encontrou o apoio que procurava”, destaca Luiz Portal (foto), sócio e diretor da escola.
Aluno da academia de oratória, curso de 1 (um) ano, Gustavo é acompanhado semanalmente com aulas em grupo e em mentorias individuais. Foi identificado que a gagueira, neste caso, ocorre em momentos específicos e diferente de outros tratamentos feitos e sem nenhuma melhora, Gustavo juntamente com seu orientador traçaram um plano de ação e com mudanças de hábitos e comportamentos, o empresário tem tido excelentes resultados.
Dentro da metodologia Vox2you há muitas técnicas e dinâmicas que fazem com que o aluno tenha condições de se expor a incontáveis situações e com as habilidades desenvolvidas junto ao curso, tendo performances fantásticas e se comunicando muito bem, se expressando com clareza, fluência, domínio e autoconfiança.

A Vox2you, unidade de Goiânia, está preparada para atender a todos da melhor forma. Marquem uma visita sem compromisso a escola está localizada Rua 15 nº 1.763, Sala 02, Setor Marista. Sigam a Vox2you nas redes sociais e conheça um pouco mais do trabalho da escola – @vox2you.goianiamarista.

* Fotos: Letícia Coqueiro.

Fonte: NB Press



Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

0 comentários em “FALAR MAIS AJUDA NA GAGUEIRA?”

0 comentário

Éber Feltrim

Como crescer seu negócio

Planejamento estratégico é essencial para o crescimento de negócios *Éber Feltrim Ter uma empresa, de longe, pode parecer algo simples

X